terça-feira, 15 de julho de 2008

MEU PAI UM DOS PILARES DESSA PARÓQUIA

ALBERTO BRITO E PADRE FREDERICO
HOJE RESIDINDO NA ALEMANHA
NOVENÁRIO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Novenário traz lembrança da construção da Igreja de Nossa Senhora da Glória
15 de julho de 2008
Edificação levou oito anos para dar condições de celebrar missas e hoje é atração turística em Cruzeiro do Sul. Obreiro recorda trabalho para concluir a igreja.
O telhado é o simbolo do esforço e da fé dos trabalhadores que o construíram.
Alberto Brito: 'Valeu a pena!'
A construção da Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, demandou a mão-de-obra de muitos homens e demandou um minucioso trabalho de carpintaria até então desconhecido no Acre. O ministro extraordinário da Eucaristia, Alberto Brito, de 75 anos, participou da instalação do teto da paróquia, construída em estilo germânico, e está sempre a lembrar as etapas do trabalho: entre outras operações, de quatro em quatro metros fez-se uma cinta de tijolos e a estrutura de madeira era erguida com auxilio de um macaco hidráulico. Do piso ao teto são cinqüenta metros.
A construção da catedral começou em 10 de maio de 1957. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 14 de agosto daquele ano. Mas somente oito anos depois, em 15 de novembro de 1965, quando foi celebrada a primeira missa, a nova estrutura da catedral foi inaugurada. A obra tem a formal forma octogonal. Um painel representando a mãe de Jesus, na forma de Nossa Senhora da Glória, está instalado no fundo do altar.
Os missionários alemães contaram com a ajuda de acreanos para iniciar a construção da igreja no morro da glória, onde funcionou a paróquia até 1965. A fé e a devoção já rende a cidade a segunda maior manifestação católica da região Norte, o Novenário de Nossa Senhora da Glória, realizado anualmente de 5 a 15 de agosto. Para garantir uma festa à altura da tradição, o Governo do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, repassou R$62 mil à Diocese de Cruzeiro do Sul, responsável pela realização do Novenário. O convênio foi celebrado no último dia 12 de julho entre o governador Binho Marques o bispo dom Mozé João.
"A Igreja faz parte de nossas vidas e o Novenário é nossa tradição. Fico feliz pelo apoio que a festa está recebendo", disse Alberto Brito, um dos personagens da história da Igreja Católica no Vale do Juruá.
A obra da Igreja é monumental. Suas arquitetura chama a atenção de todos quantos visitam Cruzeiro do Sul. Dezenas de pessoas visitam semanalmente o local.

Edmilson Ferreira

















Nenhum comentário: